Planejamento editorial: salva vida de blogueiro

Bibiana Blogs & WordPress 0 Comentários

O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

É outubro, e pra esse mês, resolvi que vou fazer um experimento. Geralmente publico no blog uma vez por semana. Cada post é individual, não se liga ao anterior nem ao próximo, faço no dia anterior, vamofalásério, é uma bagunça. Basicamente, uma extensão do meu dia-a-dia. Ridículo.

Pois decidi que cansei da bagunça o suficiente pra fazer algo sobre. História da minha vida. Começando pelo #TemaNovoBergamota, projeto que não tá parado!! Só não tenho compartilhado via Periscope porque a internet tá horrível e não consigo conexão pra isso.

Voltando, novamente. Então resolvi tomar o controle do blog, e pra isso fiz o planejamento editorial do blog pra outubro {chique, não?}. Vou te contar como, e esse post, assim como Kinder Ovo, tem uma surpresa dentro! 

Planejamento editorial: salva vida de blogueiro | bergamotadesign.com O que é planejamento editorial, como apliquei pra me tirar do limbo do blog, e um presente surpresa. Afinal, o que é a vida sem surpresas?

Planejamento editorial?

Planejamento editorial é uma coisa {potencialmente} maravilhosa. Basicamente, tu planeja com antecedência os posts do mês, tudo bem organizadinho, e sabe o que postar e quando. Planeja o tema do mês, destrincha o tema em uma série de posts, pensa a palavra chave, o tipo de contéudo, algum gráfico legal…

E, pra ajudar ainda mais, é bom fazer uma tabela pra anotar tudo isso. Quanto mais explicada for, melhor. A minha não vou mostrar porque, bagunça, né. Mas eu me entendo nela, e é o que importa!

O planejamento editorial é uma ferramenta do marketing, que me foi apresentada pela Diva Ana Paula. Há tempos venho pensando em usar, mas resistência não permitiu.

Mas, primavera chegou, mês da mulher, verão tá quase aí… É hora de dar um jeito na vida. Fiz o planejamento de outubro, e tá bem legal. Deixa te contar…

Primeiro passo: brainstorm

Todo bom planejamento começa com ideias. Assim como tudo na vida. E, como sou designer e adoro minhas metodologias, voltei ao Sr. Baxter pra resolver esse problema.

Fiz uma sessão solo de brainstorm, concentrando nas perguntas mais frequentes que tenho recebido via Facebook. Comecei anotando pontos, que viraram assuntos, que foram destrinchados em posts. Pensei, depois, em um downloadable {isso é assunto pra um post também!}, e em como esses temas e posts se relacionam. Isso tudo enquanto fazia um mapa mental – com papel e caneta, que é como penso em coisas complexas. E cores. Muitas cores. Afinal, como não ser produtivo com uma caneta de 250 cores?

E então, veio a matemática…

Segundo passo: planejamento

Pra ser efetivo, o resultado do brainstorm tem que ser estruturado – leia, tabulado. Quer dizer, é preciso fazer uma tabela organizando toda essa informação, agendando a data de publicação de cada post, e destrinchando o máximo possível a informação de cada um.

Pra fazer isso, usei o super calendário de planejamento do blog {pega o teu!}, e comecei a pensar a distribuição dos posts ao longo do mês. Contei quantos posts estavam na minha lista, dividi pelo mês, e concluí que teria conteúdo pra 3 posts semanais, pra todo mês de outubro. Decidi publicar toda segunda, quarta, e sexta.

A princípio, tudo bem. Comecei a distribuir os posts no calendário, e aí chegou o problema: qual a ordem de publicação?!

Como é um conteúdo voltado à aprendizagem, não basta só jogar os posts lá dentro, sem eira nem beira. É preciso pensar a experiência pra que cada passo dado leve ao próximo e ajude a construir a aprendizagem.

Bonito isso, né? Li num livro. Sério. Em vários, na verdade.

Com Post-its é possível – e muito mais fácil – jogar com a ordem de postagem. O truque tá na visualização do problema. Como um quebra cabeça daqueles de 10.000 peças.

Post-its posicionados, temos uma ordem de publicação! A grande vantagem disso, a meu ver, é poder pensar os posts em relação um a outro, introduzir no atual o conteúdo dos próximos, e criar uma narrativa coerente e concisa. {Esse era o maior elogio do meu professor de pintura. #VivaCasanova}.

Terceiro passo: execução

Quantas cores, quantos post-its, que bonito! E agora?

Não adianta fazer essa fanfarra toda e não executar, né? Então, deixa te explicar o que planejei. 

  1. o tema do mês é Blog pra Elas. Porque, né, outubro;
  2. vou falar sobre vários aspectos do blog, tanto de maneira teórica, quanto de maneira prática. Isso quer dizer que:
    1. vou fazer e mostrar;
    2. vou falar sobre coisas técnicas – tipo plugins e temas etc;
    3. vou divagar filosoficamente sobre blog, indústria criativa, empreendedorismo criativo, identidade, e meu gato;
  3. vai ter piadas. Muitas. Nem todas boas.

Então, te convido pra participar da festa. E mandar tuas perguntas. Sério. Pode ser por Facebook, pombo correio, sinal de fumaça, ou pelos comentários. Todo o conteúdo que aparece por aqui é fruto de conversas com empreendedores maravilhosos que, assim como eu e tu, querem fazer sempre melhor.

E a surpresa?

Ah, achei que não fosse perguntar!

A surpresa é que, ao fim do mês, vou fazer uma Conversa entre A e B especial respondendo a todas as perguntas que receber durante outubro!

Tem dúvidas? Quer saber alguma coisa? Quer marcar um encontro com meu gato? Pois então vivente – dito com ênfase no ‘te’, como um bom guasca da fronteira -, manda tua pergunta pro oi@bergamotadesign.com, ou pelo Facebook, ou pelos comentários, ou qualquer uma das mídias sociais.

Tô te esperando, e bom planejamento editorial!

Quem ama, compartilha 😉
Quem escreveu

Bibiana

Facebook

Diva mor na Bergamota Design. Designer por formação. Mestranda por opção. Curiosa incurável. Stand up comic nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *