Sorteio e rifa e prêmios e histórias

Bibiana Ferramentas & outras coisas 2 Comentários

O tempo estimado de leitura é de 5 minutos

Sorteio e rifa e prêmios e histórias | bergamotadesign.com Quer fazer um sorteio na tua página do Facebook? Eu também. Vem cá que te conto como fiz o meu primeiro sorteio, com direito a muita dor de cabeça {minha}.

Então, resolvi que vou fazer um sorteio. Boa moça que sou, fui me informar sobre as melhores práticas do Facebook em relação a esse tipo de coisa. E basicamente, dá muita dor de cabeça. Aff. Tenho que assistir Friends, não posso ficar lendo milhares de páginas de informação legal do Facebookson. Então, o que fiz: pesquisei apps que ajudam a fazer esse tipo de coisa. Afinal, não é necessário reinventar a roda pra ir até o boteco da esquina, né…

Então vou te apresentar o que encontrei, e vou usar cada um deles pra fazer uma rifa diferente, e depois voltar aqui {em outra hora, nesse mesmo batcanal} pra te contar os resultados. É a mesma lógica do reality design que tô usando pra fazer o #TemaNovoBergamota. Porque, né, é divertido. 

Passo 1: escolher o aplicativo

Comecei a brincadeira procurando os aplicativos disponíveis em português, fazendo a dificílima pergunta ao Tio Google: “como fazer rifa no facebook”. Porque resolvi usar o termo “rifa” não me pergunta. O resultado foram três alternativas, sendo que os dois primeiros são sites de rifas, com dinheiro e tudo, e o terceiro dá um loop pra Nárnia. Lição do dia: rifa é rifa, sorteio é sorteio. Parabéns, Bibiana.

Sorteie.Me: não tá funcionando :/ | bergamotadesign.com

Sorteie.Me: não tá funcionando :/

Continuei o baile procurando “ferramenta sorteio no facebook”. Com essa dei mais sorte. Fui parar no Sorteie-me, que promete mundos e fundos. Mas o negócio não tá funcionando desde 7 de setembro. Sim, ironia.

Bora então fazer a busca em inglês. Aí tive mais sorte, com a pergunta “facebook giveaway app”. Foram quatro resultados relevantes:

Escolhendo o aplicativo: Quesito Apresentação

Comecei fazendo a análise básica: a apresentação é boa? Ah vai, garanto que a primeira coisa que tu olha quando vê alguém interessante passar é se é… interessante, bonito, charmoso, etc. Fala sério… Então, quando considerando serviços online, eu olho a apresentação primeiro. Eu posso, sou designer. A apresentação foi julgada em função do link apresentado no resultado do Google.

Candidato 1: deixa a desejar. Muito. O link leva à página do Facebook.

Candidato 2: tem um minimalismo estruturado que encanta, com leves toques de cor pra manter o interesse. Passou no teste. O link leva ao produto.

Candidato 3: muitos nomes grandes são mencionados, muitas opções apresentadas, mas em geral, a apresentação é bastante confusa. O link leva ao site da empresa, onde o produto é apresentado.

Candidato 4: a apresentação é profissional, bem elaborada e diagramada. Deixa claro que o primeiro uso é gratuito, sem mostrar valores pra sorteios seguintes. O link leva ao site da empresa, onde o produto é apresentado.

Escolhendo o aplicativo: Quesito Reputação

A reputação foi medida em termos de engajamento dos desenvolvedores, do usuário do serviço, e resposta dos desenvolvedores à mensagens deixadas na página do Facebook. Afinal, cliente feliz é cliente bem atendido.

Candidato 1: de novo, deixa a desejar. O engajamento dos usuários é quase inexistente, a linha de tempo da página só mostra os sorteios feitos através do app, e as mensagens ficam sem resposta por mais de semana.

Candidato 2: o conteúdo é relevante, o engajamento dos usuários está de acordo com o número de curtidas da página, e as respostas às mensagens são dadas em tempo adequado.

Candidato 3: o conteúdo é relevante, mas bem pingado. Um post por mês, aproximadamente. O engajamento de clientes é bom, e de acordo com o número de curtidas.

Candidato 4: o conteúdo é semi-relevante, mas confuso, já que algumas publicações aparecem duplicadas – uma versão em inglês, outra em castelhano. Engajamento de clientes inexistente.

Escolhendo o aplicativo: Quesito Usabilidade

Usabilidade é a maneira de usar o aplicativo, a facilidade de compreensão da ferramenta. Mas, aqui, não diz respeito apenas ao uso, mas também a bufunfa, grana, money, diñero. Sim, sou mão de vaca.

Candidato 1: aff, não sei por que sigo tentando… É relativamente simples de usar, desde que tu entenda inglês. Mas, nossa, é muito feio. O que é uma pena, porque de todos é o mais fácil de usar – se tu quer um sorteio que funcione como tab da página do Facebook. E gratuito. Mas é cru de horroroso!

Candidato 2: de todos, o mais simples de usar. Basta inserir o número ID da página do Facebook {na aba “Sobre” da tua página, o último item na lista}, selecionar a publicação que oferece o sorteio, e rolar até o fim da página. O pequeno botão, super delicado {leia-se sarcasmo puro: o botão é gigante, verde caturrita, mais chamativo que Drag Queen em quermesse do interior}, sorteia o vencedor aleatoriamente entre os usuários que comentaram a publicação. Também te mostra o link pro perfil da pessoa, pra facilitar a vida mesmo. O ponto negativo é que não pede engajamento além do comentário, ou seja, nada de emails ou curtidas garantidas.

Candidato 3: é relativamente simples de usar, se tu entende inglês. Faz login com Facebook, seleciona o tipo de sorteio {são oferecidos vários, pra diversas redes sociais}, e define os detalhes. É bem flexível, e pode ser aplicado a várias mídias sociais, e também embedado no teu site. O ponto negativo é que só oferece uma promoção gratuita, e pra integrar com a página do Facebook, só pagando.

Candidato 4: simples de usar, se tu entende inglês. Faz login com Facebook, seleciona o tipo de sorteio {são oferecidos 4 tipos gratuitos}, e define os detalhes. Já na hora de colocar pra funcionar, é meio confuso. Mas é possível inserir o formulário no teu site ou blog. O primeiro sorteio é {supostamente} de graça, mas precisa colocar informações de pagamento {vou ser sincera, não quis testar. Já viu a cotação do dólar?!}. Depois o pagamento é por entradas.

E o aplicativo pro sorteio é:

Candidato 2, Facebook Flash Giveaway App by Rafflecopter, com certeza. É gratuito, é simples, é bonitinho, é fácil de usar. Não fere meu senso estético, é simples e rápido de usar, e não tem firula. Perfeito!

Quer participar do sorteio?

Como fazer O SEU e-book | bergamotadesign.com

Pois entra lá na BergamotaDesign no FacebookO sorteio tá aberto até dia 10 de outubro, e pra participar basta comentar a publicação contando uma história engraçada. E se quiser compartilhar com os amigos pra eles entrarem também, agradeço, de coração.

E o que vai ser sorteado?

Pensei que não fosse perguntar! Pois vou sortear uma cópia, totalmente 0800, da minha obra prima, Como fazer O SEU e-book! Pra tu já sair brilhando mundo afora, em formato livro digital!

Quem ama, compartilha 😉
Quem escreveu

Bibiana

Facebook

Diva mor na Bergamota Design. Designer por formação. Mestranda por opção. Curiosa incurável. Stand up comic nas horas vagas.

Comments 2

  1. Adorei o review. Esperando agora a dica sobre app para sorteios via Instagram <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *