Então, o produtor rural, o YouTuber e o empreendedor entram num bar… Não, não pirei {ainda}. E não, essa não é mais uma piada. Se bem que, com uma abertura dessas… O x da questão é: como se diferenciar num mercado cada vez mais saturado? Como chamar atenção de um possível cliente/ consumidor/ espectador? Como deixar claro que não sou só mais um na multidão? Como, como, como?!?!?!
O produtor rural
Santa Maria é a cidade das feiras do produtor. Durante a semana, os produtores se juntam em feirinhas de rua itinerantes, sempre na mesma bat-hora, no mesmo bat-canal. Espalhados pela cidade, para todos terem acesso a suas gostosuras. Mas no sábado, a coisa é especial.
Num galpão industrial, num bairro central, acontece a feira do produtor rural, parte do projeto Esperança CooEsperança. É um negócio imenso {pros nossos padrões}, onde se pode comprar muitas gostosuras, direto do produtor, com qualidade. Adoro, vou sempre que posso – especialmente pelo bolo chaminé que é vendido por um casal super simpático. O importante de lembrar aqui é que existe espaço pra todos. E a produção preza pela qualidade – não tão diferente do nosso mundinho de empreendedores, não?

Como são vários os produtores, as mercadorias se repetem. A variedade de produtos varia {nossa, quanto domínio da língua mãe!!! Camões está orgulhoso!} de acordo com a estação, e a qualidade é bem parelha. A escolha entre um produtor e outro acaba sendo por motivos práticos – cheguei tarde e só sobrou isso -; ou subjetivos – gosto desse produtor, por isso compro sempre dele – e aqui entra a tal da identidade!
O YouTube
Primeiro, deixa eu explicar: sou nerd, mãe de nerd, e aqui em casa o assunto mais discutido é games. Jogos eletrônicos. Nosso sonho de consumo familiar é ter uma galeria de consoles. Agora, estamos trabalhando pra adquirir um PlayStation 4. E meu filho, como bom nerd que é, prefere YouTube a televisão. Voltando…
Há mais de um milhão de canais no YouTube. Os assuntos são os mais variados, desde entretenimento, a ensino, a games. Sim, os canais mais populares do YouTube são de gamers {jogadores} que jogam os mesmos games {jogos} que todos os outros gamers {resolvi que, já que o português não me quer bem hoje, vou fazer ele surtar com um jogo de repetição 😉 }. Pra ser mais específica, são canais de resenha de jogos de vídeo game.

O CARA dos games no YouTube é o Angry Video Game Nerd, ou AVGN. Tipo, ele era YouTuber antes de existir o YouTube. Só isso. Começou a publicar seus vídeos – sobre um nerd que joga games obscuros e de péssima qualidade enquanto toma cerveja e fala muito palavrão e esbraveja e joga garrafas e quebra coisas -, no seu próprio site em 2004. Pra ter uma ideia, o YouTube só viu a luz da tela em 2005. O conteúdo é tão… irado que, apesar de só publicar um vídeo por mês, tem mais de 1.800,000 inscritos. Mas sua verdadeira importância é: o nerd quebrou o paradigma do mercado, e criou uma nova maneira de fazer resenhas de games, que é seguido e melhorado por milhares ao redor do mundo. Ele trouxe {rufem os tambores!} a identidade pro nicho de resenha de games!!! Ficou surpreso, não? 😉

Um desses seguidores/ melhoradores, é o PewDiePie. O canal mais popular do YouTube, que tem o maior número de visualizações totais E o maior número de inscritos na história do YouTube – são mais de 37 milhões!!! -, existe desde 2010 e mantém sua posição como Starlord do YouTube desde 2013. É um canal de um gamer para gamers – que adoram palavrões e coisas escrotas. Tem uma legião de fãs que espera fielmente pelo seu vídeo diário – os “bros”.

Outro que também é fo… rte, forte mesmo – e brazuca! – é o Coisa de nerd. Também de 2010, é filho de um casal muito querido que faz muita coisa legal e tá dominando o mundo! Com mais de 3 milhões – sim, eu disse milhões, tipo sabugos gigantescos – de assinantes, trazem conteúdo gamer de qualidade, e com uma cara só deles. E representam o Brasil no mundo inteiro o/!
Esses e outros milhares de YouTubers fazem o upload de 300h/m – sim, 300 horas por minuto – de vídeo. Caiu os butiá dos bolso, né?
E o que diabos tem a ver um produtor rural, um canal do YouTube e um empreendedor? Oras bolas, tudo!
O que leva um consumidor a escolher um produtor ao invés do outro quando o local é o mesmo, o produto é o mesmo, a qualidade é a mesma? O que leva um espectador a escolher um canal do YouTube ao invés do outro, quando o meio é o mesmo, o conteúdo é o mesmo, a qualidade é a mesma? E, principalmente, o que leva o cliente a te escolher, e não qualquer uma das milhares de opções disponíveis no mercado?
Simples, minha cara Watson {Jonny Lee Miller-style ;)}. Nesse mundo de milhares de opções, onde fronteiras e distancias não são barreiras, o que te diferencia do resto é tu. Teu estilo, tua personalidade, aquela característica que te torna único.
O que te diferencia é tua identidade.
Quando vou à feira, já tenho meus produtores preferidos. Não os escolhi pela qualidade dos produtos, mas sim pela simpatia, pelo modo como me tratam – isso é o importante pra mim. Quando meu filho assiste YouTube, já tem seus canais preferidos. Não os escolheu pelos jogos que mostram, mas sim por como mostram conteúdo – o mesmo que todos os outros -, pela maneira como falam, pelas piadas {eu perguntei, e essa foi literalmente a resposta}.
Isso é a identidade de um empreendedor, a maneira como ele se comunica, como ele fala com seu público. A maneira como se conecta com o mundo. É o que leva o outro a se interessar, a querer saber mais, e forjar um relacionamento. E a querer manter esse relacionamento.
Como assim, relacionamento?
Olha só, tu pode escolher: passar teus dias prospectando clientes novos, ou passar teus dias produzindo conteúdo maravilhoso pros clientes que tu já tens.
A segunda opção é possível se tu conseguir fidelizar teu cliente, criar um relacionamento profundo de respeito e afeto e carinho e amor e arco íris e flores e estrelas… Aff, até eu me apavoro comigo mesma às vezes!!!
Mas pensa nisso, a ideia é criar um relacionamento, esse é o objetivo final do empreendedor. Ter poucos e valiosos clientes, construir uma parceria duradoura, e mais ainda, de qualidade.
E a maneira como tu faz isso, como tu apresenta teu produto ou serviço, é o que te separa de todos os outros que oferecem o mesmo produto ou serviço – lembra, mundo grande sem fronteiras… Tua identidade, aquilo que TE representa, que diz pro mundo que aquilo é teu, tem a qualidade que aprenderam a associar a ti.
É o que faço com a Bergamota, e o quero passar pra ti. Meu propósito é te ajudar a encontrar a identidade do teu empreendimento, te ajudar a encontrar tua cara. É como me diferencio de todos os outros designers no mercado. O meu plus a mais {gente, por favor, riam!!!}. Afinal, qualidade todos temos, todos oferecemos os mesmos serviços, etc…
E aí, tô conseguindo?